top of page
Foto do escritorLuiza Osti

Yamas e Niyamas: o caminho para levar o yoga além do seu tapete.


Durante muitos anos eu pratiquei yoga somente no tapete. Fazia minhas posturas, minha respiração consciente, meu queridíssimo shavásana e quando a aula acabava o meu yoga também acabava ali. Isso por si só já era transformador, mas a minha vida e o meu yoga mudaram quando eu entendi os conceitos por trás dessa filosofia milenar.

Eu já tinha estudado Yamas e Niyamas, só que não era tão claro como eu poderia aplicar esses conceitos na minha rotina. Até que um dia, lendo Manoel de Barros, minha ficha caiu: aquele livro era puro yoga! Depois disso eu entendi que yoga está em tudo, em cada momento do meu dia, em cada conversa, em cada pensamento, em cada livro que eu leio e até mesmo na forma como escrevo este texto.

Afinal, o que são estes conceitos e por que eles são tão importantes?

Os Yamas e Niyamas são como condutas éticas e morais que permeiam nossa prática (dentro e fora do tapete). São 10 conceitos que basicamente nos ensinam:

1) Não seja violento

2) Seja verdadeiro

3) Não pegue o que não é seu

4) Tenha moderação

5) Não tenha apegos

6) Corpo e mente limpos

7) Contente-se

8) Tenha disciplina

9) Se estude

10) Abra mão do controle

Parece simples, mas o desafio está justamente na hora de trazer esses ensinamentos para a vida real. Seremos bons em alguns conceitos e em outros vamos escorregar. E é aqui que mora a graça da coisa: somos seres perfeitos em nossa imperfeição! Não precisamos ser impecáveis em todos esses princípios, só precisamos estar atentos à eles e à nossa vida.

Afinal, como eu gosto de dizer, não praticamos yoga para sermos bons yogis, bons meditadores ou pra ser melhor do que ninguém. Praticamos yoga para estar despertos e presentes na nossa vida. Para sentir o que precisamos sentir, para viver uma vida verdadeira, para que a gente possa aproveitar cada instante com presença e consciência. Sabendo que nossas qualidades e nossos defeitos fazem a nossa própria poesia.

Eu poderia ficar horas escrevendo sobre essa filosofia, mas esse texto é só pra te lembrar que o yoga já está dentro de você. Estes conceitos já fazem parte da sua vida. A gente não precisa aprendê-los, a gente só precisa relembrá-los. Praticar yoga é como voltar pra casa e relembrar aquilo que é importante para cada um de nós.

Aplicar esses conceitos é mais simples do que parece. Todos os dias, quando você sobe no seu tapete, você tem a oportunidade de experimentar esses ensinamentos em um lugar seguro e depois você leva esse aprendizado para os seus relacionamentos, seu trabalho e sua rotina. Trazer o yoga para todas as esferas da nossa vida é o que torna essa filosofia realmente transformadora.


28 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page